Contabilidade Consultiva

Já ouviu falar em contabilidade consultiva?

Há um velho estereótipo que os contadores carregam ao longo dos anos de que “ A Contabilidade é um mal necessário”, isso porque na visão de muitos empresários a contabilidade só serve para trabalhar para o fisco através da apuração e recolhimento dos impostos e entrega das obrigações acessórias.

E sim, a sua empresa precisa de um contador para calcular seus impostos e entregar as obrigações, porém os contadores fazem bem mais do que isso, não são apenas profissionais tributários. Ter acesso a serviços e conselhos profissionais de um contador pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro, além de agregar valor significativo ao seu negócio. 

E aí é que entra a Contabilidade Consultiva.

Qual a diferença entre contabilidade tradicional e contabilidade consultiva?

Vamos explicar primeiro sobre a Contabilidade Tradicional:

CONTABILIDADE TRADICIONAL

Os serviços da Contabilidade Tradicional são muito importantes para sua empresa, fundamentais para que opere em conformidade com a legislação tributária e para que tenha todos os registros das movimentações da empresa, necessários para  que tenha números reais, atualizados e analisados pela contabilidade.

 

Alguns dos principais serviços que toda contabilidade deve prestar:

– Escrituração fiscal e contábil: é o correto registro de toda movimentação fiscal (Compras e Vendas) e financeira da empresa (Pagamentos e Recebimentos) em compliance com as leis tributárias e contábeis.

– Emissão dos relatórios gerenciais: Conforme vai ocorrendo o registro das movimentações da empresa, vai gerando informações para a confecção de relatórios essenciais que devem apoiá-lo na tomada de decisões importantes para o crescimento do seu negócio. Como:

  • Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE;
  • Balancete;
  • Balanço Patrimonial;
  • Conciliação bancária;
  • Entre outros.

– Apuração e geração das guias para recolhimento de impostos: Esse serviço é uma das tarefas mais importantes do contador, mas para que seja feita corretamente dependerá muito da qualidade das informações fiscais escrituradas. Por isso, todo o cuidado na emissão de notas fiscais de saída e no recebimento e lançamento das notas fiscais de entrada são de extrema importância para que não venha a trazer nenhum prejuízo para a empresa pagando imposto a maior ou deixando de pagar o imposto devido correndo o risco de fiscalização. 

– Entrega das Obrigações Acessórias: Dependendo do Porte da Empresa e Regime Tributário, há várias declarações que a empresa precisa entregar para o Fisco e, de novo, para que sejam entregues corretamente todas as informações escrituradas devem estar devidamente conciliadas e analisadas para que não haja incoerência nas informações entregues nessas declarações. Algumas delas:

  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) — para optantes do Simples Nacional;
  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF)— optantes do Lucro Presumido, Lucro Real e, em alguns casos, também o Simples Nacional;
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Entrega ECD-Escrituração Contábil Digital (optantes do Lucro Presumido e Lucro Real)
  • Entrega ECF-Escrituração Contábil Fiscal (optantes do Lucro Presumido e Lucro Real)

– Assessoria trabalhista: Também pode ser serviço do contador, caso não tenha departamento pessoal interno, a entrega mensal de algumas obrigações trabalhistas. Todas também devem ser calculadas e entregues corretamente evitando problemas judicias futuros. Algumas delas são:

  • Processar a Folha de Pagamento (incluindo 13° salário e pagamento de férias);
  • Apurar e emitir os contracheques dos colaboradores;
  • Calcular o pró-labore dos sócios ou recibo do único proprietário da empresa;
  • Emitir as guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • Fazer os relatórios dos dados da Folha para o Fisco trabalhista;
  • Processar a documentação nos casos de admissão e demissão;
  • Preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).


Há outros serviços feitos na Contabilidade Tradicional que não estão mencionados acima, como Abertura e Encerramento de Empresas, Controle de documentos, Atendimento ao fisco, etc. Todos também muito importantes.

E o que é contabilidade consultiva?

A Contabilidade Consultiva não é só um novo modelo da prática da contabilidade, mas, sim, um novo olhar para as necessidades das empresas. É ter o contador como seu parceiro de negócio, orientando-o para o crescimento da sua empresa e ajudando-o a entender seus números para as melhores decisões de crescimento e investimento.

O propósito da Contabilidade Consultiva, além da parceria e relacionamento próximo, é apoiar seu negócio fornecendo-lhe informações valiosas sobre sua empresa.

Como já foi dito inicialmente, o propósito da Contabilidade Consultiva é estar junto do empresário, apoiando seu negócio para o crescimento contínuo. 

A Contabilidade consultiva começa quando os números da empresa estão fechados, ou seja, a partir do Balancete, Balanço e DRE, por isso é o meio e não o fim.

Alguns empresários se sentem no escuro ao tentar analisar os números que lhe são passados, como se não lhe dissessem nada. Isso porque não possuem o conhecimento contábil necessário para entendê-los.

Um dos objetivos da Contabilidade Consultiva é mensalmente analisar esses números e explicar ao gestor da empresa o que os mesmos estão refletindo sobre o seu negócio, fazendo-o entender para onde sua empresa está caminhando, se está tendo lucro ou prejuízo e como estão seus custos.

Para isso, além do balanço e DRE, outras análises são feitas através de outros relatórios e indicadores que também são entregues ao gestor do negócio. Como por exemplo:

  • Análise Financeira através da Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Indicadores de Resultado
  • Análise Estoque
  • Análise Fornecedores

Através de todas essas análises, é possível orientar o empresário sobre ações de melhoria para a melhor tomada de decisão, ajudando-o no crescimento e sucesso de seu negócio.

COMO PODEMOS AJUDÁ-LO:

Além de contarmos com um time que fazem com excelência a Contabilidade Tradicional, temos também especialistas que vão ajudá-lo na Contabilidade Consultiva considerando os prós e os contras para as decisões de crescimento e investimento. Ter acesso a serviços e conselhos profissionais de uma contabilidade consultiva pode agregar valor significativo ao seu negócio, desde economizar tempo e dinheiro até ajudá-lo a expandir seus negócios.

Gostaria de saber mais? Entre em contato. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Dúvidas?

Entre em contato com nossas especialistas:

CONTATO

+55 19 99649-6722

E-MAIL

contato@ravellisalgo.com.br

LOCALIZAÇÃO

Indaiatuba - SP

Contabilidade Consultiva

Newsletter

Acompanhe nosso Blog, trazemos assuntos relevantes para o seu negócio!

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados para Ravelli & Salgo Ltda

Desenvolvido por MF Marketing